Monday, November 2, 2009

Choque de absurdo

Continuando com a crítica de que os brasileiros perdem tempo normatizando coisas desnecessariamente, vou escrever a respeito dos novos plugues e tomadas – pauta gentilmente solicitada por uma amiga do meu trabalho. Para ela e muitos outros (eu incluido, obviamente), essa padronização da tomada passa dos limites.

Ok, tenho e confesso que a idéia não é das piores. E que o propósito da padronização das tomadas e plugues no Brasil é minimamente honrável: segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o objetivo maior é trazer a segurança ao consumidor. O novo plugue irá impedir que as pessoas encostem nos pinos ao conectarem os aparelhos elétricos na parede e, a inclusão do terceiro pino, garantirá o pleno funcionamento do fio terra. As novas tomadas passam a ser obrigatórias a partir de 2010 e o país concluirá todas as etapas do processo de criação de um um padrão brasileiro de plugues e tomadas em 2011.

Segundo Gustavo Kuster, chefe da Divisão de Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro, o Brasil tem hoje mais de 12 diferentes tipos de plugues e oito de tomadas. Com a adoção do padrão brasileiro, o mercado passará a ter apenas dois tipos de modelos de plugues: com dois ou três pinos redondos (o terceiro sendo o fio terra, para aparelhos como microondas e geladeiras).

Apesar de todos os prós expostos acima, ainda tenho minhas críticas. Antes de tudo, assim como disse no post da reforma ortográfica, parece-me que quem realmente sairá ganhando com essa padronização dos plugues será as fábricas de adaptadores de tomada e também dos espelhos de tomada. Será outro lobby? (….). Afinal de contas, sinceramente, quantas pessoas vocês conhecem que já tomaram choque ao conectar algum aparelho na tomada? Eu, pessoalmente, não conheço. Tem que estar muito distraído ou ser débil para tomar choque assim….

Alguém já havia de fato notado e se preocupado quanto as diferentes tomadas e plugues que temos no Brasil? Isso também é outra coisa que nunca me preocupou e tão pouco ouvi pessoas reclamarem a respeito. Aliás, nem sabia que tinhamos tantas possibilidades de combinações de plugues vs. tomadas – são, no mínimo, 96 combinações aleatórias – hahahaha – 12 * 8 = 96 (não necessariamente combinações que funcionem, ok…. Concordo!).

O que é revoltante é saber que no mundo há padrões de plugues, tomadas e, o Brasil, “estrelinha” que é, resolveu adotar um modelo apenas seu. Por que não seguir algum outro padrão existente? Pelo menos haveria uma chance de aproveitamento de alguns aparelhos que já possuimos. E também facilitaria as empresas que importam produtos – uma vez que suas plantas da China, por exemplo, não teriam que se adaptar para produzirem produtos com plugues exclusivamente ao Brasil.

O fato é que poucos irão reformar suas casas para se adaptarem ao novo modelo de tomada. A nova tomada será algo presente apenas em novas construções. A grande maioria irá apenas comprar dezenas e dezenas de adaptadores, para conseguirem conectar novos aparelhos comprados no Brasil às antigas tomadas (continuando assim com o risco de tomarem choques). Saliento dizer que os adaptadores serão necessários para os produtos comprados no Brasil, pois os diversos eletrônicos que compramos no exterior poderão continuar usando as antigas tomadas…. Mas o fato de eletrônicos custarem aproximadamente um terço nos EUA em relação aos preços praticados no Brasil – o que faz com que o brasileiro compre muitos eletrônicos no exterior – é tema para outro post…… impostos no Brasil é uma vergonha e passa dos limites.

10 comments:

  1. poxa, uma das coisas mais estranhas que eu achava no Brasil era a quantidade de tipos de tomada.. tem tomada redonda, reta, sem fio terra...
    Ok, as pessoas terão que comprar adaptadores para os aparelhos antigos, mas me diz, quem ja não teve que comprar um na vida, justamente por causa das diferenças ja existentes?
    Se vai ser em proveito das empresas que fabricam tomadas no Brasil, não é bom? Aumento da demanda, crescimento da empresa, criação de emprego... =)
    E poxa, trocar tomada é muito facil... sem falar que nem custa caro!

    Mas eles falam de pradronizar a voltagem? Porque isto sim é um saco! Em SP, 110v. No Maranhão, em Brasilia, 220v. Não é nada pratico levar dois tipos de secador de cabelo em viagem! Sem falar da chapinha...

    Beijo seu chatinho!

    ReplyDelete
  2. Caramba! Voce realmente acha que "uma das coisas MAIS estranhas" do Brasil eram as tomadas??? Eu acho o povo brasileiro a coisa mais estranha no Brasil.... As tomadas estariam longe de estar na minha lista de coisas mais grotescas... mas tudo bem, cada um tem sua opiniao.
    Bem.. mas voltando ao assunto das tomadas.. tudo bem... voce provavelmente jah deve ter comprado adaptador para tomada.. mas quantos? eu, particularmente, soh comprei, ateh hoje, adaptadores para as entradas chatas, em que a largura de uma delas eh maior do que a outra.. o que, no Brasil, geralmente, as pessoas acabam por lixar o "excesso"... Como nao me dei o trabalho de ficar lixando, acabei comprando adaptador. E, ah!, soh pq comprei este produto fora do Brasil. De maneira contraria, jamais encontraria tal tomada aqui no paisinho que moramos. Ou seja.. meu ponto eh que atualmente a necessidade de adaptadores eh infinitamente menor do que serah a partir de alguns anos.
    Quanto ao aspecto economico da mudanca... putz... realmente nao sei o tamanho que a cadeia produtiva de "espelhos de tomada" tem ... mas nao acredito ser das maiores... imagino ser algo extremamente mecanizado - ou seja, poucos empregos se pensarmos de forma relativa. De qquer maneira, acho este argumento muito fraco. Se eh para aumentarmos a demanda, que facamos algo que seja realmente produtivo. Para mim, dizer que essa industria das tomadas serah algo bom do ponto de vista economico eh a mesma coisa que defender o governo gastar dinheiro cavando buraco para gerar emprego para pessoas os tamparem depois!!! hahahaha.
    Trocar espelhos de tomada pode ser facil? Ateh concordo.... mas eu, felizmente ou nao, nao gosto de me dar ao trabalho de faze-lo. E quanto ao custo, eh totalmente questionavel... tudo bem.. ha espelhos super baratos.. mas ha outros que sao caros... qual voce quer ter em sua casa??? aquele que combina com o interruptor que brilha no escuro tambem??? hahahaha.. entao eh barato mesmo.
    Ah! Quanto a voltagem.. concordo plenamente contigo.
    Realmente nao sou um expert em secador de cabelos.. apenas uso quando estou doente pq minha mae fala que dormir de cabelo molhado nao faz bem... mas arrisco a deixar a dica: jah pensou num secador bi-volt?

    Beijos!

    ReplyDelete
  3. secador bom bi-volt é algo que quase não existe! eu ja tive varios secadores de cabelo e nunca vi um bi-volt. Trouxe o meu ultra mega secador profissional que libera ions pra ca e nem posso usar...

    se cria muito ou pouco emprego, eu não sei, mas se deixa outras pessoas mais ricas, não vejo problema, desde que elas paguem impostos! Aumentar o PIB! Porque se vc supõe que houve lobby, esta industria deve ser forte no Brasil para que alguém aceite a proposta... ou talvez vc suponha que filho de fulano de tal seja o grande produtor neste setor... Se for o caso, eu concordaria que a padronização é um problema.
    Ah!pelo que eu me lembro, la no higienopolis as tomadas são as das mais baratas! hehe
    a tua idéia de cavar buraco e tapar depois nem é tão ruim assim... haha... Eles deveriam também fazer um projeto de fios elétricos subterrâneos... ta ligado? é muito feio aquele monte de fio, aquele monte de poste... Sem falar que molequinho que empina pipa pode até morrer tentando recupera-la... Deveriam tbm colocar espinhos nos monumentos, para evitar que as pombinhas fiquem la e façam as necessidades.
    E por que não tentar desenvolver a industria brasileira de painéis solares? E depois colocariamos muitos painéis para fazer funcionar semaforos!!!

    Reforma ortografica é estupido, mas esta dai das tomadas nem muda muito a vida!

    *Credo, Ed, vc ta parecendo um french! Aqui houve a proibição de venda de lâmpadas comuns (a dos fiozinhos) e agora so existe as lâmpadas econômicas em consumo de energia no mercado. O povo criticou muuuito. O maior problema nem foi o preço das ditas, mas o fato de que "elas têm uma cor muito feia"...

    Ah! humpf! tudo tem limite, até a tua implicância! =PPPPPPPP

    Beijo, cabeça!

    ReplyDelete
  4. acho que eu que estou precisando de reforma... reforma de português... afe!

    ReplyDelete
  5. to adorando a discussão! eu particularmente acho IDIOTA, ABSURDA essa padronização, se fucinho de porco não é tomada, logo, tomada não é fucinho de porco...por que passaremos a ter um modelo de plugue único e exclusivo nosso? levará aproximadamente 2 décadas para as residências se adaptarem... e bem capaz de no meio repadronizar a padronização, ou ainda pior.. realmente o mundo acabar em 2012..
    ah! anonymous.. eu nunca precisei comprar um adaptador!!!

    ReplyDelete
  6. Anonymous!! Vc eh mto cabeca, viu??? Se soubesse que fosse vc... teria escrito tudo o que escreve para vc de outra maneira.. Achei que fosse um desconhecido dando palpite por aqui!!! hahahahaa.. Nao que nao sejam bem vindos! Todos sao bem vindos, inclusive desconhecidos - mas desde que com criticas e opinioes construtivas!
    Bem.. Antes de tudo, mto obrigado pelos posts!! A ideia eh fomentar a discussao mesmo!!! Como a Mi bem disse, tb estou adorando a discussao por aqui!!! Uhu!
    Agora, Cabecinha, vamos por partes:
    1) dei o palpite sobre o secador jah com a ressalva de que nao sou um expert em secadores de cabelo.. nao sabia que nao havia secadores bi volts com ions e cations, protons e neutrons, eletrons, e sei lah mais o que, profissa mega master huber... sorry!
    2)ta vendo soh? se o Brasil tivesse padronizado as tomadas e plugues por aqui, por um sistema jah existente, como o da Europa, vc poderia utilizar seu secador brazuca master pro por ai.. mas nao... esse que vc tem nao serve, e se tiver um proximo que comprar por aqui, tao pouco irah servir ai... ah! e mto dificilmente irah encontrar adaptador de plugue brasileiro para tomada europeia!! hahahahahahahaha!!!! quem se darah ao trabalho de fabricar isso?? soh se uma empresa brasileira o fizer, e vender no freeshop do embarque!!! rssss...
    3)quanto a aumentar o PIB.. poxa.. sou super a favor... mas pq nao com algo mais produtivo? ta ae... paneis solares.. otima ideia! concordo em genero, numero e grau. Qdo disse cavar buraco para dps tapar, nao me referia em cavar um buraco com proposito de esconder a fiacao.... talvez meu exemplo tenha sido infeliz.. quis dizer em o governo gastar dinheiro pura e simplesmente para geracao de empregos, sem qquer outro proposito.... Talvez valha dar o exemplo de um prof. de economia q tivemos no primeiro ano da faculdade.. que era a favor dos empregos dos frentistas de postos de gasolina.. hauahuahauahuahahaha!!!! mecanizacao para que, certo????? rssss
    4)quanto ao lobby, nao sei se no brasil essa "industria" eh tao sofisticada assim, como nos eua onde apenas montadoras de auto, tabaco, petro, etc. tem poder.. No BR qquer unzinho ae que tiver uns 10k para dar para um politico jah consegue favor.... lobby aqui nao eh algo de poder politico ou economico... eh poder de quem consegue colocar mais dinheiro na cueca mesmo.... e eu diria que a cueca dos politicos aqui se contentam com pouco.
    5) ok... as tomadas aqui em casa sao das baratas... mas nao pq quero. mas pq jah estavam ae. qdo eu tiver um canto meu e eu puder escolher, com certeza nao serao destas... te garanto! vc vai ver a beleza que serao!! hauahuahauhauaha
    6)e peloamordedeus, nao me chame de french, muito menos parisiense!!!! eu sou cheirosinho, tah? ahahahahaha.... e conheco parfume francais! (piadinha entre eu e a Mi.. nao estamos aguentando CC de algumas pessoas que conhecemos... francesas.. nao eh msm Mi?)
    Kitty... mtas saudades suas!! Nao me ache chato, ou pelo menos nao diga (escreva) que sou chatinho assim... em publico.... hahhahhaaha... vc me conhece e sabe q sou chato msm.... mas vai? sou um chato legal.
    Ah! aposto que no meu proximo post vc irah se manifestar... jah tive a ideia.... labels do proximo posto: cruz, escola, burca, sarkozy..... isso te lembra algo? rsss.

    Saudades!!!!!!!!!!!! Beijo gde!

    ReplyDelete
  7. Pois é, pra mim parece coisa com gente com TOC ficar contando quantos tipos de tomadas têm no Brasil. Compra um filtro de linha e manda ver! hahaha

    ReplyDelete
  8. waiting for the new article...

    Quanto às tomadas, o que penso é que isto é algo que não muda muito a vida e não vejo problema grave na historia. Padronização, aquecimento de uma parte pequena da industria, mais segurança para o consumidor brasileiro... qual o problema? ei! alguém ai falou de energia elétrica?? Ha! Vi no facebook umas 5 pessoas que comentaram um tal de apagão... Pensei: poxa, foi algo sério la em SP... E qual a surpresa qdo vejo no jornal daqui imagens de SP no breu! E pior foi ver na Folha de SP que 18 estados foram afetados!!! UAAAAAAAAUUUUUUUU Brasil não brinca nunca com esse tipo de coisa... Apagão geralzaço!!!!! E poatz, deixamos o norte do pais de fora para isto tbm! Muita discriminação, fala sério!

    Yes, tem muita coisa mais séria para se fazer neste pais, mas se formos esperar as grandes coisas acontecerem para nos ocuparmos das pequeninas, nada vai acontecer.

    Ok, deveriamos ter começado por fazer alguma coisa para evitar estes apagões...

    Este assunto agora perde um pouco da sua graça agora depois do blecaute. Ou aumenta, sei la!

    bjo, chatonho!

    ReplyDelete
  9. Tambem me indago se o black out em 18 estados por aprox. 4h deixa essa discussao dos plugs e tomadas mais engracada ou nao.... rs..

    ReplyDelete
  10. Hey! il me semblait que "apagão" était une exclusivité des pays sous-développés, "en voie de développement" ou encore "émergents". En France on est très proche d'avoir un "apagão". L'hiver est enfin arrivé et plusieurs foyers risquent de ne pas pouvoir allumer leur chauffage... Tenso!

    ReplyDelete