Wednesday, October 28, 2009

Quero reforma política, não ortográfica.

Após muitos comentarem a respeito da simpática figurinha que coloquei no topo direito do meu blog, resolvi escrever a respeito da reforma ortográfica da língua portuguesa.

Antes de tudo, meus sinceros agradecimentos a Marina, quem gentilmente me cedeu imediatamente tal figura. Confesso que não hesitei em colocá-la em meu blog, pois sou totalmente contra esta reforma ortográfica. Essa idéia (com acento agudo!!!!) é rídicula e, em minha opinião, passa fácil o limite do bom senso.

Desde primeiro de janeiro deste ano, passou a vigorar em todos os países que adotam a língua portuguesa como a oficial (países membros da CPLP), um período de adaptação e transição para as novas regras ortográficas. A partir de 2013, apenas a nova regra será aceita como correta. Diz-se que o motivo para tal reforma ortográfica foi a promoção da união dos países que têm o português como língua oficial – a partir de uma “padronização” da mesma. Não sei exatamente se há outro(s) motivo(s) (oficiais) justificando essa reforma ortográfica. Pelo menos no site da Academia Brasileira de Letras não consegui achar nada mais a respeito.

Para mim, faz muito mais sentido dizer que essa reforma ortográfica foi um lobby dos que ganharão com novos livros didáticos, dicionários e etc. do que realmente uma genuina preocupação com a normatização da língua.

Sinceramente, desde quando países estreitam suas relações pelo simples fato de adotarem a mesma língua como oficial? Qual a importância econômica, política e social que Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe têm (com circunflexo!!!) para o Brasil? Não menosprezando-as, mas….. Entendo que a língua portuguesa apresente algumas diferenças aqui e em Portugal – mas nada a ponto de impedir a comunição, seja oral ou escrita, entre um nativo de lá e um brasileiro. E mesmo que houvesse dificuldades – qual o problema? A língua é algo dinâmica e está em constantes adaptações, principalmente na língua falada.

Aliás, eu pessoalmente já acho incrível como em um país de extensão territorial de grandeza continental como o Brasil consiga manter coesa a língua de todos os seus cidadãos. Lógico que há regionalismos, mas nada que chegue a caracterizar um dialeto, digamos assim. Isso por sí só já não seria o suficiente? Precisamos mesmo alinhar o português escrito daqui com os dos outros países da CPLP? Eu não vejo razão para isso.

É triste ver como o Brasil que tem tantos outros problemas de muito mais relevância e urgência, mesmo assim, faça com que a máquina do seu governo dedique tempo para projetos como este. Dedicar esforços e verba para garantir que sua população tivesse educação de qualidade para garantir que todos fossem alfabetizados, tivessem compreensão textual e falassem de forma correta, mesmo que com a antiga regra ortográfica, já seria mais do que o suficiente. Aliás, não seria mais do que sua obrigação.

Como sempre digo, não sei por qual razão ainda me surpreendo com o Brasil e seus “magníficos” avanços. Talvez seja porque sou “brasileiro, e não desisto nunca” de me surpreender. Um país que tem um presidente que tem uma expressão oral lastimável, só poderia ter mesmo uma população que fala precariamente e logo escreve da mesma forma. E escreverá menos corretamente ainda a partir de 2013, pois mesmo os atuais letrados passarão a cometer alguns erros (deliberadamente ou não).

3 comments:

  1. pois é meu caro... e ainda imaginar nossos filhos falando: ai mãe.. como você é antiga.. algo parecido com o que pensavamos quando liamos cartas de nossos avós com a palavra: Pharmácia...
    E me inclua ai na galerá que passará a cometer esses erros...:-(

    Milena B. M.

    ReplyDelete
  2. Mi querida, tudo bem?

    Em alguns anos seremos "vintage"..... rs.

    ReplyDelete
  3. OBAAAA! O adesivo rendeu um post! =)
    Podem reformar o quanto quiserem, mas vou continuar escrevendo cinqüenta, lingüiça, herói e têm para sempre! porque não focam em evitar que os mais jovens transformem o "miguxês" em língua oficial do Brasil?! Tsc tsc tsc!

    ReplyDelete