Tuesday, October 27, 2009

Marina Silva

Saindo um pouco do mote de que tudo tem limite, tomo a liberdade de escrever um post a respeito, do que eu imagino, ser um caso de sucesso e superação de limites, no bom sentido. Os que me conhecem sabem que sou um tanto apolítico e, que se tivesse que ser partidário, com certeza, seria do partido anti-PT. Poderia ficar aqui por horas e horas, linhas e linhas, escrevendo as razões pelas quais sou contra o PT – mas acho isso desnecessário: primeiro porque todos sabem das cagadas do PT (pelo menos as que saem na mídia) e segundo porque prezo pela minha saúde, e tenho certeza de que ficaria extremamente irritado, nervoso e enojado ao ter que ficar escrevendo sobre o PT.

Recentemente tivemos o anúncio da saída de mais um político da legenda do PT, alegando diferenças de agendas/condutas. De dentro da escória dos “companheiros” do PT, a ex-ministra do meio-ambiente, e atual senadora pelo estado do Acre, Marina Silva, saiu e agora sendo esta filiada ao PV. Vou dedicar este post a falar um pouco sobre essa brilhante pessoa, em minha opinião – sem a intenção de fazer campanha em prol de sua candidatura à presidência, por favor!

Digo que Marina é brilhante, pois sua origem é o esteriótipo do brasileiro que está fadado a ficar à margem da sociedade. Ao mesmo tempo, um exemplo de vida para os que almejam e lutam para que suas vidas melhorem. Pessoas com muito mais, fizeram/fazem muito menos do que ela. Nasceu em uma família desfavorecida, no final da década de 50, em uma cidade a 70 km de Rio Branco, Acre, e trabalhou com o pai desde cedo no extrativismo de borracha nos seringais. Aos 14 anos, sem frequentar escola, a única coisa que sabia eram as quatro operações matemáticas básicas – para que não fosse enganada pelos proprietários dos seringais no momento da pesagem e venda da borracha extraída por sua família. Com 15 anos, praticamente exercia função de matriarca da família, uma vez que sua mãe falecera e havia se tornado a irmã mais velha de 8 irmãos. No ano seguinte, contraiu hepatite e foi forçada a ir para a cidade em busca de serviços médicos. Acabou ficando no centro urbano, trabalhando como empregada doméstica. Nessa época sonhava em seguir a vida religiosa, visando aos estudos nas escolas da igreja – as melhores da região – idéia que foi descartada anos depois.

Começou então a freqüentar as aulas do Mobral, e um pouco antes dos 20 anos conseguiu tirar o diploma do supletivo do segundo grau. Com alguns contra-tempos, incluindo nova hepatite, demorou mais alguns anos para ingressar na faculdade. Em quatro anos concluiu o curso de história na faculdade federal do Acre. Nesta, Marina iniciou seu engajamento político, participando de grupos semi-clandestinos que eram oposicionistas ao regime militar.

Aos 36 anos, Marina foi eleita senadora pelo estado do Acre – sendo a mais jovem senadora eleita no Brasil e com a expressiva porcentagem de 42.77% dos votos do estado. Como ministra, fez importantíssimas reformas na estrutura da pasta que comandou – melhorando sinergia entre diversas secretarias e, de fato, aperfeiçoando o processo de licenciamentos ambientais e diminuindo o desmatamento da floresta Amazonica. Sempre tendo em vista a busca por um desenvolvimento econômico sustentável.

Para maiores informações de suas realizações desde o início de sua carreira política, favor acessarem a biografia em seu site:
http://www.senado.gov.br/web/senador/marinasi/biografia.asp
Fonte também das informações deste post.

No último dia dez, Marina Silva recebeu em Mônaco o prêmio Mudanças Climáticas, oferecido por uma fundação do Príncipe Albert II. Esta premia pessoas e instituições que atuam em favor do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

Citando ainda sua página, termino este post:

“A biografia de Marina Silva fez com que ela fosse escolhida pelo jornal britânico The Guardian, em 2007, uma das 50 pessoas em condições de ajudar salvar o planeta. Mas sua lista de premiações e reconhecimentos nacionais e internacionais é longa. Entre muitos outros, ela recebeu o prêmio "2007 Champions of the Earth", o maior prêmio concedido pelas Nações Unidas na área ambiental. No dia 29 de outubro de 2008, a senadora recebeu das mãos do príncipe Philip da Inglaterra, no palácio de Saint James. em Londres, a medalha Duque de Edimburgo, em reconhecimento à sua trajetória e luta em defesa da Amazônia brasileira - o prêmio mais importante concedido pela Rede WWF. Em junho de 2009 recebeu o prêmio Sophie, por seu trabalho em defesa do meio ambiente, oferecido pela fundação norueguesa Sophie, criada pelo escritor norueguês Jostein Gaarder, autor do best seller O Mundo de Sofia”.

Isso sim é uma bibliografia digna de uma pessoa que pretende se candidatar à presidência de um país (não estou entrando no mérito se é capaz, ou se é a mais capacitada dentre os candidatos!). Ao contrário da que temos do nosso atual presidente, que diz ter feito e aprendido com a “faculdade da vida”……

Ah! E não se esqueçam de visitar o blog de minha amiga Milena – umas das pessoas mais engajadas em questões do meio ambiente que conheço pessoalmente. Link ao lado direito, blog Nosso Planeta.

4 comments:

  1. Ed!!! só tenho uma coisa a dizer: Vai Planetaaaaaaaaaa!!
    Muito legal o post! e super informativo! Já adoro a Marina! Além de ser o nome da minha irmanzinha que eu amo de paixão (rs), é um motivo de orgulho a trajetória dessa mulher nesse país tão cheio de desigualdades que me entristecem! Sem falar no trabalho relacionado ao meio ambiente!!

    Beijos

    Milena B.M.

    ReplyDelete
  2. Ça va Ed,

    Muito legal esse seu Post.

    Há algum tempo eu li a entrevista da Marina nas páginas amarelas da Veja. Aquela entrevista mudou completamente a minha imagem da Marina. Antes achava que de maneira alguma ela era anti-desenvolvimentista ou camarada do PT. A entrevista me transmitiu a idéia de uma pessoa extremamente ponderada e com uma história de vida surpreendente!

    Acho que a campanha eleitoral dela será interessante. Acredito que ela trará propostas muito boas sob o meio ambiente.

    A bientôt mon ami!

    Fabio

    ReplyDelete
  3. Salut, F.!

    Tb acho que a corrida presidencial será muito mais interessante com a Marina Silva no páreo. Acredito que ela surpreenderá muitos.

    Como você, pouco conhecia a Marina e, confesso que por puro preconceito (por ser do PT) pouco me interessava sua pasta e muito menos biografia.

    Mudei de conceito a partir de sua entrevista no Jo Soares. Ela me transpareceu ser uma pessoa extremamente crítica, coerente e articulada.

    Podem gostar ou não, mas ela deve ser, no mínimo, respeitada!

    Au revoir!

    ReplyDelete
  4. Adorei o blog, querido!
    Esse post achei especialmente interessante por que não conhecia a história da Marina Silva.

    Um grande beijo!

    ReplyDelete